“É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o tal entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso ou dormindo” Joseph H. Pilates.
Pilates ao descrever os exercícios de sua obra, denominada primeiramente como contrologia, vem nos deixar um regrado de inovação e totalidade quando se pensa em cuidar do corpo. Os exercícios propostos por Pilates abrangem não somente a movimentação dos músculos, articulações, ossos, ligamentos, mas o ideal é que estes músculos obedeçam a nossa vontade. Nossa vontade não deve ser dominada por reflexos dos nossos músculos, a contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos.
O aluno adepto do Pilates deve ter a mente atenta e concentrada em cada movimento a ser executado, primeiro na aprendizagem do exercício e depois na sua execução e finalização. A finalidade deste trabalho é fazer com que o aluno tome consciência dos benefícios deste método, assim sendo a concentração potencializa os efeitos físicos e finalmente faz com que o individuo compreenda seu corpo de forma funcional e critica.
“Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo. Os músculos são um prolongamento do cérebro” Nuno Cobra.
Parabéns meninas!
ResponderExcluirMuito legal o blog.
Muito sucesso pra vcs!