quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Drenagem linfática: o que é?


O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932 e foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder. Considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.

Diariamente, como produto da nutrição celular, são acumulados entre nossas células, no chamado espaço intersticial, aproximadamente 2,4L de líquidos. Esse líquido contém toxinas, resíduos do metabolismo celular, substâncias orgânicas e inorgânicas, proteínas e lipídeos. É função do sistema linfático o retorno do líquido intersticial e principalmente de proteínas à circulação. O sistema linfático possui também importantes funções imunológicas e absorção de lipídeos.

O sistema linfático é formado por uma rede de vasos que correm superficialmente todo o corpo, está localizado abaixo da pele e acima dos músculos e possui um fluxo relativamente lento. Fazem parte também do sistema linfático os gânglios linfáticos, que estão localizados em regiões específicas do corpo como a região axilar e inguinal (região das virilhas).

Ao contrário do que se pensa a drenagem linfática não deve doer, não deve deixar marcas nem provocar qualquer desconforto. Ela é aplicada com movimentos específicos de pressão leve, suave, rítmica e lenta e que deve ser direcionada da extremidade para o tronco, iniciando próximo as regiões da axila e da virilha.

A drenagem linfática é indicada em casos de pré e pós operatório de cirurgias estéticas ou mastectomias; em casos de retenção de líquidos; como auxiliar na eliminação de celulite; ativa o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo e auxilia na eliminação de toxinas.

Atualmente, pode ser realizada também com o auxílio de aparelhos específicos. Porém, somente a drenagem linfática manual consegue respeitar completamente a fisiologia do sistema linfático.

É importante saber que essa técnica é contra- indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, flebite, etc.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Os 6 Princípios do Pilates


Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. São eles: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.

RESPIRAÇÃO

A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração deve ser forçada e a inspiração, o mais natural possível. Via de regra, expira-se nos momentos de maior esforço dos movimentos.

Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos). A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.
A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar.Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação. A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

CENTRO
É também conhecido como “Power House”, ou casa de força, centro de força. É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético. Os músculos são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.

CONCENTRAÇÃO
É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. É a transformação de um pensamento em movimento. Sempre haverá mais de um aspecto a ser pensado ao mesmo tempo.

CONTROLE
É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

PRECISÃO
Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

FLUIDEZ
A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Fonte: Revista Pilates
(www.revistapilates.com.br)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Promoções do Mês da Mães!


Nesse dia tão especial, a Equipe Evolução Studio Pilates preparou um presente especial pra todas as mulheres!

Descontos SUPER ESPECIAIS, pra você ficar ainda mais bonita!!!


Hidratação Facial e Limpeza de Pele com descontos imperdíveis!!!


Durante o mês de Maio, chame um(a) amigo(a) e faça PILATES pela metade do preço!!!!

Não perca essa oportunidade!!! Ligue e agende agora mesmo o seu horário!!!



Regras da promoção: Promoção válida somente durante o mês de Maio. Para o Pilates, o desconto é válido para homens e mulheres, agendados no mesmo horário. Durante o mês de Maio não haverá aula experimental gratuita.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O BOSU: Curiosidades e Benefícios.


O BOSU, ou bola BOSU, como muitas vezes é chamado, é um acessório de fitness, inventado em 1999 por David Weck, que consiste de um hemisfério de borracha inflado anexado ao uma plataforma rígida. É também referida como a "bola de meia-azul", pois se assemelha a uma esfera cortada pela metade. O nome é um acrônimo que significa "Both Sides Up" (ambos os lados para cima), uma referência as duas formas com que uma bola BOSU pode ser posicionada. O dispositivo é geralmente usado para treinamento de equilíbrio e flexibilidade.
Quando o lado da cúpula esta voltada para cima, o BOSU fornece uma superfície instável enquanto o lado da plataforma rígida, apoiado no chão permanece estável, dando um maior apoio na realização dos exercícios. Como o nome sugere, o lado também pode ser virado para que a plataforma rígida fique voltada para cima, nesta posição, o BOSU é altamente instável e pode ser usado para uma grande variedade de exercícios e posturas que solicitam força muscular e muito equilíbrio, trabalhando assim vários grupos musculares.
No pilates, esta plataforma multifuncional permite a combinação dos exercícios com outros equipamentos, incrementando seu treinamento, proporcionando uma nova modalidade de exercícios funcionais, treinando a capacidade muscular do aluno. Os benefícios do BOSU são:
- Melhora da coordenação, equilíbrio e da função neuromuscular, desde a reabilitação até a melhora funcional esportiva.

- Exige grande esforço muscular, que resulta na melhora da postura e dos movimentos funcionais.

- Cria uma nova visão de consciência corporal, posicionamento do corpo, alinhando a postura com movimentos seguros.

-Exige integração entre corpo e mente o que é um principio fundamental na pratica do método pilates.

- Desenvolve e mantém o controle de resposta (feedback) bem afiados e treinados. Isso é passado para o treinamento muscular que aumenta a eficiência do movimento, exigida pela atividade.

- Desenvolve o equilíbrio e a estabilidade no alongamento, resulta na melhora da postura auxiliando também na performance do movimento.
Portanto esta combinação de estabilidade e instabilidade permite uma ampla gama de usuários deste aparelho inovador, desde os mais jovens, idosos até atletas de elite.
FONTE: http://www.bosu.com.br/

quinta-feira, 17 de março de 2011

Respiração: Qual a sua importância no Pilates?


“A respiração é o grande diferencial para se obter um resultado profundo com os exercícios do Pilates. A respiração eficiente está diretamente ligada à saúde. Ela estimula as células, aumenta a oxigenação do sangue e, junto com os exercícios, ajuda a relaxar os músculos diminuindo o nível de tensão e ajudando no controle dos movimentos. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Na inspiração você ativa o transverso abdominal responsável pela contração do abdômen. Use a imagem do umbigo colado à sua coluna. Essa contração deverá ser mantida durante dos os exercícios, ajudando na estabilização das regiões lombar e pélvica. Respire o mais profundo e consciente possível.” Todo movimento dos exercícios do Pilates deve ser executado durante a expiração. Isso faz com que possamos ter mais força para executar o movimento, e estabiliza melhor a coluna lombar, prevenindo lesões.

O Pilates pode ser um excelente meio de corrigir este mau hábito. “No Pilates você aprende a reeducar sua respiração da maneira fisiológica e correta”, conta o fisioterapeuta Fabrício Durço Cardozo. Dependendo da solicitação do instrutor e dos objetivos, são realizadas respirações bem profundas. “O certo é sempre, no decorrer dos movimentos, soltar o ar lentamente com a boca aberta, sem esquecer-se de ativar o Power House, visando a uma melhora na postura, consequentemente” explica Fabrício.
Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força do pilates e fazer o que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente. “Dependendo do objetivo, são realizadas respirações em um ou dois ciclos, mas sempre solicitando a ativação do centro de força do pilates com a expiração, pois se torna o trabalho muscular mais efetivo e, no próximo ciclo, promove-se uma oxigenação do tecido mais significativa e uma troca gasosa mais eficaz”, orienta Fabrício.

Para as pessoas que sofrem de desvios posturais, o Método Pilates promove a conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno seja capaz de compreender seu próprio corpo. A respiração possui um papel fundamental neste processo. “Respirando devidamente na execução dos exercícios, principalmente naquelas que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxilio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras sem seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do Power House. Ao ativar o centro de força, juntamente com a tonificação do abdome, consegue-se a melhora da postura.”

Outra vantagem é que a prática de atividades físicas ajuda a aliviar dores crônicas, por promover a eliminação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva. “Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos”, observa Fabrício.

Fontes: Revista Pilates
Pilates no Brasil (Tereza Camarão – 4ª Edição)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Pilates na Gravidez


Há tempos atrás a gravidez era considerada com sendo um período em que a mulher necessitava de certos cuidados e repouso, hoje a pratica de um exercício físico durante a gestação é bem vista, auxilia no parto e promove uma melhor recuperação da mãe no pós parto. A pratica de qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional qualificado, e liberada pelo médico da gestante.

Durante a gestação as mudanças no corpo da mulher são muitas. Fisiologicamente, os ligamentos das articulações ficam mais suscetíveis o que contribui para uma má postura e um desalinhamento corporal que pode causar dor e danos ao corpo da gestante. O centro de gravidade fica deslocado para frente devido ao aumento do conteúdo abdominal, o que causa um excesso na lordose lombar, ou seja um aumento na curvatura da coluna, prejudicando assim a postura normal (fisiológica) e causando dor.

O Pilates esta entre as modalidades indicadas para o período gestacional que pode contribuir de forma direta na qualidade de vida da gestante. Por ser um exercício onde os músculos abdominais são a toda hora solicitados, o suporte para a sustentação da coluna estará sendo ativado constantemente, auxiliando no pós parto e facilitando o retorno rápido do abdômen, diminuindo a flacidez característica deste período, além de contribuir para uma melhor postura. Os exercícios de alongamentos devem ser priorizados, realizados em sincronia com a respiração característica do método, o que otimiza o trabalho de parto.

É importante ressaltar que alguns exercícios do método devem ser evitados, tais como os que exijam muito equilíbrio e tenham risco de quedas. É importante que a aula seja realizada de modo a promover o bem estar da gestante, os exercícios mais elaborados não devem ser realizados, e o acompanhamento de um profissional durante toda a aula é imprescindível.

Portanto a pratica do método traz inúmeros benefícios e é eficaz durante todo o período gestacional, deve-se respeitar as fases da gravidez, afim de se obter um resultado satisfatório, melhorando a qualidade de vida da futura mamãe.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aulas de Pilates: Custo x Benefício


O Método Pilates apresenta muitos benefícios que visam à prevenção e a redução dos riscos de lesões, além de trazer alívio às dores crônicas – especialmente os problemas de coluna. A técnica abrange todo o corpo de maneira uniforme e busca fortalecer, equilibrar e alongar a coluna vertebral, proporcionando descompressão das tensões existentes.

Graças à divulgação da mídia, dos depoimentos de celebridades e dos relatos de resultados rápidos, o público está cada vez mais ciente dos benefícios que o Pilates proporciona para o bem-estar físico.

Isto tem motivado muitas pessoas a buscar pelos estúdios de Pilates. No entanto, ao deparar-se com o valor requerido, alguns clientes surpreendem-se e até mesmo desistem de aderir às aulas.
Na verdade, o valor está associado ao alto nível de formação dos profissionais e ao atendimento personalizado, característico do método. As aulas de Pilates, são muito diferentes das aulas de ginástica comuns: quando não são individuais, são dadas para 3 ou 4 pessoas, ao contrário das aulas de ginásticas em academia, que chegam a somar 20 ou mais pessoas numa mesma sala. O Pilates é baseado na atenção e consciência corporal. O olhar do professor deve estar sempre atento a cada movimento do aluno, como um Personal Trainer.

Além disso, bons profissionais estão em constante aprendizado, e precisam de cursos de atualização. Professores especializados e com certificados internacionais são muito requisitados pelo mercado.

O valor das aulas também pode mudar de acordo com a região do estúdio. O que vale é a lei da oferta e da procura. A mensalidade cobrada para duas aulas por semana pode variar entre R$150,00 e R$550,00.

É importante ressaltar que o custo vale a pena. O Pilates é muito mais do que uma aula destinada ao condicionamento físico. É um processo de integração de corpo e mente, que traz qualidade de vida e que contribui para a extinção de maus hábitos. A prática constante é capaz de prevenir e tratar problemas de saúde como dores na coluna, ansiedade e tensões musculares decorrentes do stress. É certeza de retorno e satisfação!!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Contrologia - A ligação entre Corpo e Mente.

“É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o tal entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso ou dormindo” Joseph H. Pilates.

Pilates ao descrever os exercícios de sua obra, denominada primeiramente como contrologia, vem nos deixar um regrado de inovação e totalidade quando se pensa em cuidar do corpo. Os exercícios propostos por Pilates abrangem não somente a movimentação dos músculos, articulações, ossos, ligamentos, mas o ideal é que estes músculos obedeçam a nossa vontade. Nossa vontade não deve ser dominada por reflexos dos nossos músculos, a contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos.

O aluno adepto do Pilates deve ter a mente atenta e concentrada em cada movimento a ser executado, primeiro na aprendizagem do exercício e depois na sua execução e finalização. A finalidade deste trabalho é fazer com que o aluno tome consciência dos benefícios deste método, assim sendo a concentração potencializa os efeitos físicos e finalmente faz com que o individuo compreenda seu corpo de forma funcional e critica.

“Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo. Os músculos são um prolongamento do cérebro” Nuno Cobra.

Afinal, o que é Pilates?


O Pilates foi criado no início do século XX pelo alemão Joseph H. Pilates. Trata-se de um sistema alternativo de movimento extremamente benéfico. Com centenas de exercícios que utilizam princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis, é uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

O objetivo maior do Método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando seu desempenho nas atividades de vida diária e profissional. O resultado: melhoria da qualidade de vida.
“Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE”. Pilates, 1934.

O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Os seis princípios do sistema são: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.

O “Evolução Studio Pilates”, pensando em oferecer aos nossos alunos qualidade, segurança e conforto durante a prática do Pilates, utiliza os equipamentos da marca Metalife Pilates, que atualmente é a empresa líder na América Latina na produção de equipamentos para a prática de Pilates e condicionamento físico. A Metalife possui produtos de alta qualidade que respeitam as exigências internacionais e que utilizam matéria-prima proveniente de alternativas ecologicamente corretas, fornecendo aos nossos alunos, o que há de melhor e mais moderno para a prática de Pilates.
Faça-nos uma visita e venha conhecer a atividade física que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo!!!